sexta-feira, 8 de março de 2013

Panna Cotta com calda de morango


By Gláucia Noguero

Gente, que doce é esse??? Que delicadeza de sabor e que textura sedosa, simplesmente incrível!! A primeira vez que vi e ouvi falar de panna cotta foi no programa do GNT "As Receitas de Chuck" (AMO AMO AMO). Fiquei enlouquecida de vontade de comer, mas fiquei com receio de fazer em casa.
 
De tanto eu falar da tal panna cotta meu marido acabou experimentando em um restaurante italiano em umas de suas viagens internacionais e voltou dizendo maravilhas, a vontade só aumentou e eu comecei a procurar a panna cotta nos cardápios dos restaurantes que frequentávamos.
 
Encontrei em um restaurante muito bom aqui da minha cidade e para falar a verdade eu não gostei muito do sabor e da textura, mas o meu marido, que havia comido a verdadeira panna cotta, me disse que essa era ruim mesmo e me incentivou a tentar fazer em casa.
 
Essa semana eu criei coragem e tinha todos os ingredientes em casa, foi aí que saiu a primeira panna cotta de muitas que virão porque eu amei e já comprei ingredientes para fazer mais...rs
 
Vale muito a pena e é muito fácil de fazer, não tem como errar. Faça para encantar seus convidados. Panna Cotta é uma sobremesa italiana e já vi algumas pessoas comparando com o nosso pudim, mas eu digo que não tem como comparar porque a sua textura é única e bem diferente.
 

By Gláucia Noguero
Vamos ao que interessa....

 
Panna Cotta com calda de morango
(Receita adaptada do programa Cozinha Caseira do canal Bem Simples)
 
Ingredientes:
 
500 ml de creme de leite fresco com teor de gordura acima de 35% (no mercado você encontra na geladeira das manteigas)
1 fava de baunilha (para quem não conhece é só ver Aqui)*
3 colheres (sopa) de açúcar**
6 g de gelatina em pó sem sabor e incolor
 
Calda:
 
1 caixinha de morangos (cerca de 300g)
1/2 xícara (chá) de açúcar**
1 xícara (café) de vinho tinto seco
 
* caso não encontre a fava de baunilha, você pode usar a essência
** usei o açúcar baunilhado - receita aqui
 
Modo de Preparar:
 
Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe com uma faca para retirar as sementes. Leve ao fogo o creme de leite fresco, o açúcar e a baunilha em fava, é importante não deixar ferver. Enquanto isso hidrate a gelatina com 5 colheres (sopa) de água, deixe descansar por uns 5 minutos, leve a gelatina ao microondas por 15 segundos e misture até derreter por completo. Acrescente a gelatina hidratada no creme ainda quente, misture para homogeneizar. Coloque em taças e leve para a geladeira, demora umas 2 horas para firmar.
 
Calda: Cozinhe em fogo baixo os morangos, o açúcar e o vinho, não é necessário mexer com a colher. Deixe cozinhar até obter uma calda espessa. Peneire e obterá uma calda maravilhosa, se desejar pode servir com os pedaços de morango.
 
Você pode usar forminhas de Petit Gâteua para fazer as panna cottas e depois de firmes aqueça o fundo da forminha para desenformar no prato. Sirva com a calda por cima. Para desenformar eu aqueci água numa panela e coloquei a forminha dentro para aquecer rapidamente, usei uma faquinha para soltar as laterais.

Obs: Os pontinhos pretos que vocês vem na panna cotta das fotos são as sementes da baunilha.

2 comentários:

  1. Nossa o seu blog ta recheado de coisas gostosas,preciso anotar umas receitas e praticar,deu água na bocakkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, depois me conta se fez alguma receita....pode copiar a vontade. Abraços!!

      Excluir