segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Meus temperos

 
 
 
Eu sou apaixonada por temperos e sempre estou de olho nas novidades. Esse ano eu estou num momento mais saudável e aqui em casa evitamos os temperos prontos que contenham glutamato monossódico, usamos ervas e especiarias.

Meu marido trouxe de suas viagens internacionais uma série de temperos, são esses vidrinhos da foto, na verdade eles são uma mistura de ervas e especiarias, mas não levam conservantes ou realçadores de sabor....embora sejam de ervas secas, não deixam de ser naturais.

 Como eu acabo usando esses temperos nas minhas receitas achei justo compartilhar com vocês os ingredientes que compõem cada um deles. Alguns desses eu acredito que vocês vão conseguir fazer em casa, outros acho mais complicado, mas pelo menos dá pra ter uma noção. 
 
Tempero é criatividade, você pode comprar aqueles moedores de pimenta e ao invés de usar apenas para pimenta, você pode colocar alho seco, salsa desidratada e pimenta calabresa, mói na hora de usar e fica uma delícia (tenho em casa). Nos mercados e feiras encontramos uma infinidade de especiarias e ervas, é só usar a criatividade e inventar combinações. Adoro!!!!
 
Vamos lá...
 
Ervas de provence: esse é mais fácil de encontrar pronto, mas aí vão os ingredientes: alecrim, tomilho, manjericão, manjerona, salsa, segurelha, orégano, cerefólio e lovage, esse último é semelhante ao aipo.
 
Italiano: Alho seco granulado, cebola desidratada, pimenta, sal, orégano, manjericão, louro em pó e noz moscada.
 
Ervas italianas: manjericão, tomilho, orégano e segurelha. (o meu está acabando....fica delicioso em molho de tomate)
 
Tailandês: Sementes de gergelim, gengibre em pó, capim-limão, açafrão, pimenta, coentro, sal marinho, alho em pó, cebola em pó, leite de coco em pó, manjericão.
 
Francês: Sementes de mostarda, capim-limão, sal marinho, extrato de levedura, açúcar, endro, salsa, pó de camarão, extrato de pimentão.
 

Um comentário:

  1. Oi Glaucia,
    Agradeço sua visita!!!
    Parabens pelo blog!
    Para fazer os porta guardanapos usei fio de naylon.
    Beijos

    ResponderExcluir