segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Trouxinha de calabresa



Olá

Outro dia minha amiga me mandou uma mensagem perguntando quando eu iria convidá-la para degustar as receitas que eu coloco no Blog, foi então que marcamos um café da tarde com direito a muffin de chocolate com pistache, madeleines de limão e trouxinhas de calabresa....dentre outras coisas. Hoje vou colocar a receita das trouxinhas, super simpes e a massa é bem versátil, ela pode ser usada com vários recheios: frango, carne moída, presunto e queijo, salsicha, queijo e tomate seco.....e por aí vai.
Eu uso essa massa para fazer pão de frios e dá certo, fica bem fofinho e saboroso, como eu disse, é uma massa é bem versátil.

Maria, amei a visita, você é sempre bem vinda!!

Vamos a receita....

Ingredientes:

1 ovo
1 1/2 xícara (chá) de leite morno
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
1/2 xícara (chá) de óleo
10 g de fermento biológico seco (1 pacotinho)
trigo até dar ponto

Modo de preparar:

Misture o fermento com o leite, o óleo e o açúcar, deixe descansar até formar bolhas na superfície. Numa tigela coloque o trigo, formando um buraco no centro, acrescente a mistura com o fermento, a margarina, o sal e o ovo. Misture bem até desgrudar das mãos, acrescente trigo caso necessário. Faça bolinhas e deixe crescer até dobrar de volume, modele os salgados e deixe crescer novamente, pincele gema batida com um pouco de leite e leve para assar em forno pré-aquecido a 200° até ficarem dourados.
Para o recheio eu triturei calabresa e temperei com ervas finas.

Pulo do gato: para saber o tempo certo de deixar as bolinhas descansando, coloque uma pequena bolinha de massa num copo cheio com água, quando a bolinha subir até a superfície você já pode modelar os salgados.

Um comentário:

  1. Foi uma ótima tarde e as receitas estão aprovadíssimas!

    ResponderExcluir