segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tortinha de limão



Olá

Eu não esperava obter tanto sucesso com essa receita, fiz as tortinhas para receber a visita da minha cunhada e os meus sobrinhos se esbaldaram de comer. Vitor e Giovanna, a tia vai fazer mais tá...rs

A massa da tortinha pode ser usada para outras combinações: torta de morango, maçã, maracujá, uva, kiwi.....vai da sua criatividade. Ela é bem simples de fazer e utiliza poucos ingredientes. Depois eu coloco a receita das outras combinações.

Tortinha de limão

Ingredientes:

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
120 g de margarina sem sal
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó (fermento de bolo)
2 1/2 colheres (sopa) de açúcar

Creme de limão:
1 lata de leite condensado
suco de 2 limões

Cobertura:
200 ml de chantily batido *
Raspas de limão

 * eu usei o Chanty Mix da Amélia, no supermercado você encontra na prateleira do creme de leite, ele não fica na geladeira, você encontra em embalagem de 200 ml (propaganda gratuita...rs)

Modo de preparar:

Massa:
Coloque todos os ingredientes numa tigela e amasse com as mãos até você conseguir formar uma bola (fica um pouco esfarelenta, é assim mesmo). Leve para a geladeira por 30 min. Forre o fundo das forminhas e leve para assar em forno pré-aquecido a 200° de 10 a 15 min. Retire das forminhas e deixe esfriar. Essa massa é complicada de abrir com o rolo, eu coloquei a massa na forminha e fui arrumando com os dedos, nada complicado.

Informação importante: Quando tirar as tortinhas do forno a massa não estará crocante, é desse jeito mesmo, depois que esfria ela endurece, então não deixem ela torrando no forno porque vai ficar dura demais.

Recheio:
Com a ajuda de um fouet ou colher misture o suco de limão e o leite condensado. Eu não gosto de coisa muito doce, então misturei 3 colheres (sopa) de chantily para "quebrar" o açúcar do leite condensado...e deu certo.

Montagem: Coloque o creme de limão sobre as tortinhas e decore com o chantily, por cima coloque raspinhas de limão.

Faça e receba elogios... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário