terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bolo de chocolate com gengibre

 
Olá
 
Não sei se contei aqui no blog, mas sou fã de bolos simples para acompanhar um cafezinho ou suco e essa receita é ideal para isso. Eu adoro inventar receitas de bolo, costumo pegar como base as medidas de algum bolo que deu certo e vou substituindo ingredientes e acabo me surpreendendo com o resultado. Foi assim com essa receita....(era um bolo de maçã).
 
Bolo de chocolate com gengibre
 
Ingredientes:
 
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (café) de gengibre em pó*
1 xícara (chá) de leite
3 ovos (claras em neve)
3 colheres (sopa) de margarina sem sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
 
* é opcional, caso não queiram usar o gengibre o seu bolo será de chocolate, mas eu recomendo usar porque deixa um gostinho muito bom, pode substituir por canela e cravo em pó (o cravo você deve usar com moderação, pois o sabor é muito forte). Sou fã de especiarias!!!
 
Modo de preparar:
 
Bata as gemas com o açúcar e a margarina até obter um creme homogêneo, acrescente o leite, a farinha de trigo peneirada com o fermento e o chocolate, por último acrescente as claras em neve, misture delicadamente. Coloque numa forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido a 200° de 30 a 40 min (depende do forno), para ter certeza faça o teste do palito. Para servir eu polvilhei chocolate em pó...puro charme.
 
Dica: Para o seu bolo não baixar enquanto assa, nunca abra a porta do forno antes dele começar a cheirar (isso deve acontecer quando atingir um pouco mais da metade do tempo). Segure a ansiedade e espere o tempo certo, também não adianta aumentar a temperatura para assar mais rápido, você terá um bolo cascudo por fora e cru por dentro.
 
Outra dica importante e que eu aprendi por experiência própria, assadeiras antiaderente assam mais rápido e costumam deixar o bolo com uma casquinha mais dura, eu não gosto de bolo cascudo, uso sempre assadeiras de alumínio e que não sejam muito grossas. Não sei explicar tecnicamente o motivo, mas já tentei usar assadeira grossa de alumínio e meu bolo não assou direito, fiz a mesma receita em uma assadeira mais fina e deu certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário