quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Madeleines de limão

 
Olá
 
Eu falei na postagem anterior sobre o livro de madeleines que eu comprei, mas a receita de hoje não foi desse livro, eu fiz antes de comprá-lo para o café da tarde com a minha amiga. A receita original eu tirei Daqui e pedia limão siciliano, mas eu não tinha em casa e usei o taiti, também não fiz a casquinha açucarada, pois eu queria algo mais suave.
 
É uma receita muito simples, você pode fazer a massa e deixar por horas na geladeira e assar apenas quando for servir. Embora eu nunca tenha comido outra madeleine para comparar o sabor, eu gostei do resultado, a consistência lembra um bolinho, mas é diferente....só comendo para saber.
 
Aqui na minha cidade (Jundiaí) eu não encontrei as forminhas para comprar, mas já achei em vários sites de compra...fica a dica!
 
Vamos fazer madeleines...
 
Ingredientes: (já com as minhas adaptações da receita original)
 
3 ovos grandes em temperatura ambiente
2/3 xícara (chá) de açúcar granulado (133g)
1 pitada de sal
1 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo (175 g)
1 colher (chá) de fermento em pó
raspas da casca de 2 limões taiti ou 1 siciliano
120 g de margarina sem sal, derretida e em temperatura ambiente (aprox. 9 colheres de sopa)
 
Modo de preparar:
 
Deixe a forma no freezer enquando prepara a massa, a minha é de silicone e eu não preciso untar, caso vá usar de alumínio é bom untar com margarina e farinha. Na tigela da batedeira, bata os ovos, o açúcar e o sal por 5 min ou até espumar e engrossar. Peneire a farinha e o fermento em pó sobre a mistura de ovos e misture delicadamente, de baixo para cima, com o auxílio de uma espátula. Misture as raspas de limão à margarina derretida e então vá derramando-a aos poucos na massa, misturando delicadamente só até incorporar. Cubra a tigela e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
 
Pré- aqueça o forno a 220°, encha as cavidades da forminha até 3/4 de sua capacidade, asse por 8-9 minutos ou até que os bolinhos estejam firmes. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima e prepare o chá para se deliciar.
 
Minha forma de madeleines:
  
 

6 comentários:

  1. Acho maravilhosa a sua iniciativa de colocar em prática uma idéia... Por mais que existam outros blogs que abordem o tema gastronomia, esse tem o seu jeito, a sua cara, é fruto da sua vontade de ser útil e carinhosa com as pessoas que o acompanham. Muitas vezes não coloco todas as minhas idéias em prática... Estou incentivada a agir mais agora! #invejaboa

    Parabéns! Vida longa ao blog!

    Beijos meus e da minha pequena Lavínia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, fiquei super feliz com seu comentário. O blog é um sonho antigo, foi a maneira que encontrei de mostrar que cozinhar não é tão difícil assim e que todo dia é dia de comemorar a vida. Por falar nisso....podemos marcar um café da tarde né?! Beijos

      Excluir
  2. Parece ser bem gostoso, vou tentar fazer aqui em casa!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gláucia, piquenique no Parque da cidade é uma delícia mesmo. E essas madeleines? Morro de vontade de comprar essa forma para fazer a receita. Ficaram lindas. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Amélia!
      Bem que a Casa do Confeiteiro podia vender né?! Eu já procurei em outras lojas aqui em Jundiaí e não encontrei, mas na internet você acha bem fácil, o duro é o preço salgado das formas.
      Bjos!!

      Excluir